Entenda o que é persona e como criar na Prática

Quando iniciamos um planejamento para uma determinada campanha, uma das primeiras coisas e mais importantes que devemos pensar, é a definição da persona e público-alvo.

É a través desta definição que conhecemos caracteŕisticas marcantes, o que ele deseja e até onde ele precisa chegar. Montar um Mapa da Empatia é uma técnica que ajuda a determinar esta persona de forma mais efetiva.

Mapa da Empatia

Bom, o que é persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Como faço para diferenciar Persona de Público-alvo?

É comum que haja essa dúvida na hora de definir persona e público-alvo, mas não se preocupe! Vamos explicar detalhadamente quais as principais características de cada um e suas diferenciações.

Público-alvo – Quando definimos o público-alvo no qual queremos atingir com determinadas campanhas, vendas de produtos, comerciais etc.

Realizamos uma pesquisa para determinar:

Tipo de sexo: Homem ou Mulher.

Regiões demográficas: Onde estão.

Faixa etária: De 25 à 50 Anos.

Interesses: Comida Fitness, Jogar Tênis, Viagens e outros.

Média Mensal: R$5.000,00

Essas são algumas de muitas informações que colhemos em uma pesquisa para definirmos o nosso público-alvo.

 

Persona – Quando se cria uma persona você automaticamente está criando um cliente fictício para sua empresa. Com a persona você consegue detalhar melhor todas as informações e segmentar bem o seu público.

Exemplo: Daniel tem 28 anos, é designer em uma agência de publicidade, está cursando o segundo semestre da faculdade, pensa em fazer uma pós-graduação ao terminar a faculdade, adora viajar e aos fins de semana vai ao cinema com a sua namorada.

 

Resumindo…

O Público-alvo é um público que não conhecemos a fundo suas características, temos somente informações mais abrangentes para segmentação de determindas pessoas dentro do mercado.

A Persona diferentemente do Público-alvo, nos trás informações sobre o perfil de todas as pessoas dentro do nosso público como: características, idade, o que faz aos fins de semana e outros.

 

Eaí, como eu faço para definir minha persona?

Para realizar a criação de uma persona, você precisa pesquisar e entender bem o público colhendo todas informações possíveis, para que você consiga encontrar características e informações importantes como: Nome, Grau de escolaridade, Idade, Ocupação, Tipo de Sexo, Onde Ele(a) Trabalha, Quais os meios de comunicação utilizados pela persona, Quais os principais objetivos, Quais os principais problemas e Como você pode ajudar essa persona.

 

Agora na prática! Chegou a hora de você criar uma persona para sua empresa.

Conheça o Gerador de Personas da Resultados Digitais e comece a criar sua persona agora mesmo.

Espero ter te ajudado – Time EforceShop.

 

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